segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Trabalho de curso - Monografia e Artigo



REVISÃO DAS AULAS DE TRABALHO DE CURSO – 1ª UNIDADE

Sumário
I MÉTODOS CIENTÍFICO
1Os mais aplicados ao direito
1.1Método hipotético-dedutivo
1.2Método dialético
1.3Método fenomenológico
II TÉCNICAS DE PESQUISA
1Documentação direta
2Documentação indireta
III MONOGRAFIA
1Características
2Aspectos gerais
3Tipos
3.1Monografia escolar
3.2Monografia científica
3.1 MONOGRAFIA ESCOLAR
1Estrutura:
1.1Elementos pré-textuais:
Capa
Lombada
Folha de rosto
Folha de aprovação
Dedicatória
Agradecimentos
Epígrafe
Resumo
Sumário
1.1Elementos textuais
a)Introdução
b)Desenvolvimento
c)Conclusão
1.2Elementos pós-textuais
a)Referências
b)Anexos
c)Apêndice
1.3Recomendações
a)Paginação
b)Espacejamento
c)Títulos
d)Formatação da fonte
IV ARTIGO CIENTÍFICO
1 Laudas
2 Formatação
3 Folha de rosto





Indutivo – parte de casos específicos para se chegar a uma regra geral. Conclui uma verdade geral. Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira

I MÉTODOS CIENTÍFICOS


Caminho para a pesquisa

Dedutivo – parte da compreensão da regra geral para compreender os casos específicos. Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente verdadeira.



1 Os mais aplicados ao direito


1.1 Método hipotético-dedutivo


  • Concluiu por uma probabilidade;
  • Estrutura:

    • Hipótese: ex,: a ineficácia da aplicação de uma norma jurídica
    • Referencial teórico: qual teoria jurídica se pretende aplicar para resolver o problema?
    • Conclusões preliminares: a hipótese é testada
    • Verificabilidade/ falsificabilidade: rejeitar conclusões negativas

1.2 Método dialético


  • Realidade como sempre estando em movimento

  • Estrutura: Tese → Antítese → Síntese

1.3 Método fenomenológico


  • Não se preocupa com as causas, mas com o fenômeno;
  • Os métodos utilizados isoladamente não são suficientes, por isso utiliza-se dois ou mais métodos combinado

II TÉCNICAS DE PESQUISA


Meios para caminhar na pesquisa

1. Documentação direta


  • empirismo
  • observação
  • estatísticas
  • questionários
  • entrevistas
  • testes

2. Documentação indireta


  • pesquisa bibliográfica
  • pesquisa documentalmente
  • estudo comparativo
  • análises críticas
  • revisão


III MONOGRAFIA


Escrita de um só assunto

1 Características


  • pesquisa realizada de forma exaustiva e profunda
  • tema específico investigado cientificamente
  • finalidade de apresentar contribuição à ciência

2 Aspectos gerais


  • caráter científico
  • matéria específica
  • descrição exaustiva (aprofundada)

3 Tipos


3.1 Monografia escolar


  • Fim de curso de graduação
  • Revisão bibliográfica ou da literatura
  • Para assimilação de conteúdo, e reflexão
  • Conclusões relacionadas com a dos autores consultados

3.2 Monografia científica


  • Fim de curso de pós-graduação


3.1 MONOGRAFIA ESCOLAR


1 Estrutura:


  • Páginas: mín. 50 e máx. 70
  • Elementos pré-textuais
  • Elementos textuais
  • Elementos pós textuais


1.1 Elementos pré-textuais:



- Capa

- Lombada

- Folha de rosto

- Folha de aprovação

- Dedicatória

- Agradecimentos

- Epígrafe

- Resumo

- Resumo em língua estrangeira

- Sumário


  • Capa


Nome da instituição → à esquerda

Nome do autor → centralizado

Título longo → à esquerda e justificado

Titulo curto → centralizado

Subtítulo → se houver

Local da instituição → centralizada

Ano de depósito → centralizado abaixo do local


  • Lombada

Nome do autor → longitudinalmente do pé para o alto

Título do trabalho longitudinalmente do pé para o alto


  • Folha de rosto


Anverso

Nome do autor → centralizado

Título principal curto → centralizado

Título principal longo → à esquerda e justificado quando muito longo

Subtítulo → se houver

Natureza (monografia, tese...) → centro p/ direita

Nome da instituição, área de pesquisa

Nome do orientador

Local (cidade)

Ano do depósito

No verso

Ficha catalográfica


  • Folha de aprovação


Nome do autor → centralizado

Título principal curto → centralizado

Título principal longo → à esquerda e justificado quando muito longo

Subtítulo → se houver

Natureza (monografia, tese...) → centro p/ direita

Data de aprovação

Nome, titulação e lugar para assinatura dos componentes da banca


  • Dedicatória


A critério do autor → no terço final da folha


  • Agradecimentos


Agradecimentos → no alto da página


  • Epígrafe


Opcional → inscrição de trecho em prova ou verso relacionado ao trabalho

Forma de escrita → livre


  • Resumo


Inclusive em língua estrangeira

Linguagem direta e concisa

Objeto → objetivo → metodologia → problema que deu origem → conclusões

Escrito na 3ª pessoa

Palavras máx. 250

Parágrafo → não há

Palavras-chaves → ao final


  • Sumário


Títulos do conteúdo do trabalho → com indicação das páginas


1.2 Elementos textuais



a)Introdução


- Relevância e interesse do trabalho

- Explicitação geral do tema, mostrar abrangência

- Problema a ser desenvolvido

- Objetivo do trabalho

- Ênfase teórico-metodológica sobre os procedimentos desenvolvidos no trabalho

- Indicação resumidas das demais partes da monografia

b)Desenvolvimento


- Dividido em capítulos/ títulos, seções e subseções

- Exposição do assunto

- Resolução do problema apresentado

- Fatos

- Argumentos e contra argumentos

- Discussão: fundamentar o trabalho expondo o problema e evidenciar conceitos teóricos sobre a temática

c)Conclusão


- Recapitular se os objetivos foram alcançados;

- Fazer balanço geral do trabalho;

- Mostrar o que foi mais importante no trabalho;

- Texto deve ser sucinto



1.3 Elementos pós-textuais


a) Referências


Livros, textos e periódicos citados no trabalho

REFERÊNCIAS → à esquerda

b) Anexos


Essencial ou optativo

Texto não produzido pelo autor

ANEXOS A → centralizado

c) Apêndice


Essencial ou optativo

Textos produzidos pelo autor: questionário, entrevistas, etc

APÊNDICE A → centralizado


1.4 Recomendações


a) Paginação


Todas as folhas contadas

Numeração a partir da 1ª folha textual, algarismo arábico, canto superior direito

b) Espacejamento


  • 1,5
  • Simples           
    - Citações +3 linhas
    - Notas de rodapé
    - Referências
    - Epígrafe 

c)Títulos


Começa na parte superior da mancha

Separados por espaço 1,5 do texto superior e posterior


d)Formatação da fonte


Time New Romam ou Arial

     12 → títulos de sessões e texto

     11 → citações longas e nota de rodapé


IV ARTIGO CIENTÍFICO

1 Laudas


mín. 20 e máx. 30 (inclui as referências)


2 Formatação


Time New Romam
     - 12 → título e subtítulo

     - 11 → citações

      - 9 → nota de roda pé


Alinhamento → justificado

Referências → à esquerda

Margens → 3x2x3x2

Espaçamento:
     -  1,5 → linha e parágrafo 
     - duplo → citações, tabelas, figuras...


3 Folha de rosto


Título → à esquerda ou centralizado

Nome do autor com nota de rodapé

      → máx. 500 caracteres

      → instituição, endereço, titulação

Nome do orientador com nota de rodapé biográfica

Resumo (dois idiomas) → 600 caracteres

Palavras-chave (keywords)

V CITAÇÃO

1.Tipos de citação

1.1.Diretas, textuais ou literais

Transcrição literal
Uso de aspas
Uso de reticência se omitir parte do texto
Se destacar o texto deve indicar: grifo nosso entre parêntese

a)Dividem-se em:

Breves

No corpo do texto e entre aspas, até três linhas.

Longas

Em parágrafo próprio.
Recuado 4cm da margem esquerda
Espaçamento entre linhas simples
Fonte 11 ou 10

1.2.Citações indiretas ou livres

Paráfrase ou resumo de uma obra ou de um trecho
Sem uso de aspas
Indica apenas os autores

1.3. Citação de citação

Autor utiliza uma citação feita em uma obra;
Utilizar apenas se não tiver acesso à obra original;
Forma: sobrenome do autor original apud ou 'citado por' sobrenome do autor da obra consultada. 

VI Notas de rodapé 
Usadas para esclarecer ou fazer observações pessoais do autor;
Localizadas na margem inferior da mesma página;
Usa-se uma chamada numérica;
Numeração única e consecutiva, em algarismo arábico.

______________________________________________________
Aulas da profª Ana Claudia, UNI-RN, Setembro/2014


 Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!